Após uma tarde chuvosa, ( 6/7), Tianguá, maior cidade da Ibiapaba na região noroeste do estado do Ceará, amanheceu com o tempo fechado e muito nevoeiro, ou cerração, que trouxe um dia com temperaturas baixas para os padrões sub equatoriais, em torno de 19 º C, mas que com o vento, causava uma sensação térmica, de 16ºC  ou menos.

 

Forte neblina na rua Madalena Nunes, esquina com a Capitão Joaquim Lourenço próximo ao mercado.O tempo ficou assim durante quase toda a manhã de hoje.

Também devido a esta situação de pista escorregadia, muito nevoeiro, houve um acidente que envolveu duas carretas na BR 222 próximo ao posto da PRF, que deixou o trânsito de veiculos na rodovia que vai no sentido de Sobral, interditada até ha poucos instantes ( 12:50 de hoje , dia 7/01 ). Agentes da PRF estão evidando todos os esforços para liberar o tráfego de veículos, fechado nos 2 sentidos. Não se tem nenhum informação sobre óbtos ou ferido com gravidade, informações preliminares dão conta de os ocupantes dos dois veículos pesados, tiveram apenas ferimentos leves.

Ronald Pinheiro/ Voz do Repórter / Foto: Rita de Cassia SC Langbeck

 Em todo o estado tivemos chuva em pelo menos 84 municípios até a manhã desta quinta-feira (7), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior foi em Icó, na região Centro Sul do estado, com 130 milímetros.
Outras cidades que apresentaram as maiores precipitações foram Arneiroz (95 mm), Crateús (95 mm), Quiterianópolis (95 mm), Baixio (93 mm), Quixelô (85 mm), Novo Oriente (85 mm), Cedro (83 mm), Cariús (82 mm), Várzea Alegre (75 mm). Em Fortaleza, o posto Água Fria registrou 11 mm.
De acordo com a Funceme, há nuvens sobre todo o estado do Ceará, conforme imagem de satélite às 8h15, devido à influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico típico de pré-estação chuvosa do Ceará, que está atuando na região Nordeste do país.

A previsão do órgão é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do estado no decorrer do dia, e também para sexta-feira (8). No sábado (9), previsão de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.
Atuação do El Niño
O meteorologista da Funceme, Davi Ferran, explica que as chuvas de janeiro e fevereiro não têm relação com os meses seguintes.

"Estamos sobre atuação de El Niño. O que aconteceu no passado em anos de El Niño é que as chuvas de janeiro e fevereiro não têm muita correlação, ou seja, pode ser tanto normal, quanto abaixo do normal ou chuvoso, nesses dois primeiros meses. Já em março, abril e maio uma característica principal em anos de El Niño é exatamente uma forte redução das chuvas", adianta.

Está prevista para o fim deste mês a divulgação da Funceme do prognóstico da quadra chuvosa de 2016.

( Trecho extraido do G1 CE )

No site da Funceme:

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Icó (Posto: Ico) : 130.0 mm

Arneiroz (Posto: Arneiroz) : 95.0 mm

Tauá (Posto: Sao Joao Do Trissi) : 95.0 mm

Quiterianópolis (Posto: Quiterianopolis) : 95.0 mm

Crateús (Posto: Tucuns) : 95.0 mm

Baixio (Posto: Baixio) : 93.0 mm

Farias Brito (Posto: Cariutaba) : 88.0 mm

Quixelô (Posto: Quixelo) : 85.0 mm

Novo Oriente (Posto: Novo Oriente) : 85.0 mm

Parambu (Posto: Novo Assis) : 85.0 mm