A Prefeitura de Tianguá e Secretaria de Saúde, fizeram uma mobilização total contra o Mosquito Aeds Aegyps , ( Aedes Aegipis(fala assim) , em  Tianguá ontem (dia 03//02 ).

Todos os postos de saúde incluindo a própria prefeitura, fecharam hoje pela manhã, e todos se reuniram em mutirão para combaterem e ao mesmo tempo orientar as pessoas de uma conscientização de prevenção destes mosquitos que milhares de vidas tem levado só em nosso estado.

Foram distribuídos panfletos para a população de como se proceder com a prevenção ao mosquito Aeded Aegypti; secretários, vereadores, agentes de saúde, e todas os profissionais dos postos e da prefeitura, saíram em dupla por toda a cidade, visitando casas e comércios em geral, com o intuído de combater o mosquito criminoso. A concentração principal foi na praça Monsenhor Tibúrcio de Paula, mas todos os bairros onde havia os postos de saúde, equipes organizados também saíram destas localidades com a mesma finalidade, o próprio prefeito juntamente com todos os mencionados participaram da ação.

Presentes como autoridades estava o Prefeito: Jean Azevedo, Secretária de Saúde: Valdene Vasconcelos Cunha , Secretária de Educação: Ana Guadalupe Azevedo Pontes, Secretária de Assistência Social Setas Tianguá: Jayne Saraiva, vereadores: Claudoelder, Mariano e Valdeci; Coordenadores da saúde, educação, alunos, professores, gestores escolares, os munícipes em defesa da saúde, na guerra contra o mosquito.

Todos se mobilizando na luta contra a proliferação da endemia que está causando muitas vítimas em todo o país. 

O vírus do Dengue é um arbovírus do gênero Flavivírus, pertencente à família Flaviviridae, a mesma dos vírus da encefalite, febre amarela e hepatite C. Como a maioria dos flavírus, o vírus do dengue é transmitido aos vertebrados por mosquitos cronicamente infectados. Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: 1, 2, 3 e 4.
 
Fonte: ACPT com fotos de Daniel Almeida/ Voz do Repórter/